arquivos-diversos2

Life Behavior ║ por Roberto Sena: LB entrevista: Rodrigo Bessa, Produtor de eventos, Jornalista e Professor universitário

13.9.11

LB entrevista: Rodrigo Bessa, Produtor de eventos, Jornalista e Professor universitário



Nome, idade e onde vive:
Rodrigo Bessa, 31 anos, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Um pouco sobre você:
Produtor de eventos, Jornalista e Professor universitário. Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Fundação Educacional de Divinópolis (UEMG). Linha de pesquisa: Cultura e Linguagem com a Dissertação: "Memória e oralidade do setor Confeccionista de Divinópolis - a história da produção de vestuário no pólo de Minas Gerais". Pós-graduação com especialização em Moda e Estudos da Indumentária pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2002); Graduações em Curso Superior em Formação de Ator (Teatro, TV e Cinema) pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2000), graduação em Tecnólogo em Cinema pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2001), graduação em Curso Superior Tecnológico de Gestão de Empresas pela Universidade de Itaúna - MG (2006). Cursando Letras: Português/ Literatura pela Universidade Castelo Branco ( desde março, 2009 ). Cursando o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes no CEFET - Divinópolis (2010).


Atualmente é diretor e professor da Escola Técnica Oficina da Moda. No período de 2007 a 2009 foi jornalista de Moda do Jornal Magazine da região Centro Oeste de Minas Gerais e da Revista Styllus. Em 2010, é responsável pelas páginas de moda no Jornal Agora da região Centro Oeste de Minas. Desde de 2008 é Professor universitário das disciplinas Produção de Moda, Modelagem Industrial, Pesquisa Mercadológica, Idiomas Técnicos e TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) na FAD-MG (Curso Superior de Design de Moda) e lecionou como professor de PCP (Planejamento e Controle de Produção), Gestão Mercadológica, Relação Interpessoal, História da Moda, Modelagem Industrial, Projeto de Criação e Desenho de moda em Curso Técnico do Vestuário do CEFET- MG (2008 - 2009). Lecionou Desenho técnico e Figurinismo no Curso de Design de Moda UNIFENAS (2005). Atuou como professor de Cursos Profissionalizantes de Desenho de moda, Design de Moda Informatizado, Consultor de vendas e Modelagem Industrial desde 2001. Consultor da empresa de Divinópolis, Jiro´s Moda, na área de Marketing e Comunicação. Possui experiência na área de Produção de Moda e eventos como em Catálogos, Cinema, Teatro, TV e Desfiles, com ênfase em Organização, gestão e produção Cultural. Atuando principalmente como Professor, Produtor Executivo de Eventos, Diretor Escolar e Apresentador de TV.


Em 2008 realizou a produção e Dirigiu o Documentário: "Memória e Oralidade do Setor Confeccionista de Divinópolis". Produtor e criador dos projetos de Desfiles de lançamento de coleções do DIVISHOP , Terra Parque Shopping, Katuxa Super Fashion, Desfile Planeta Center Shop, Desfile JK Shopping, Desfile Caderno de Moda Jornal Agora e Fashion Show em parceria com Sinvesd (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis). 

O que faz atualmente e projetos para o futuro:
Estou produzindo três desfiles de Lançamento Alto Verão 2012 e uma feira de quatro dias de pronta-entrega atacadista com desfiles, exposições de produtos e palestras.

Motivo por estar envolvida com moda:
Eu nasci em uma fábrica de roupa, meus pais sempre confeccionaram produtos de jeans e malharia. A minha infância foi brinca com carretéis de linha e rolos de tecidos na fábrica dos meus pais. Quando adulto, decidir negar esta realidade, prestei vestibular para Artes Cênicas e Cinema (1998), cursei as duas universidade, porém no decorrer do curso, apaixonei por figurino e produção de moda, a partir daí fiz pós-graduação em Moda e Estudos da Indumentária (2001) e depois mestrado em Educação, Cultura e Linguagem com tese na área de Moda. Resumindo: “Deus escreve certo em linhas tortas”

Nome do seu blog e que tema aborda especificamente:
www.rodrigobessa.com – site com matérias sobre Moda, Cultura, Entrevistas com artistas e Entretenimento.

Grife e estilista que admira:
Prada e o designer Karl Lagerfeld, ele soube como ninguém continuar a essência da marca Chanel.

Peça de vestuário favorito:
Camiseta básica preta gola V.

Blog que indica para visitação e motivo:
'Érika Palomino'. É uma das jornalista de moda brasileira que admiro e tenho como fonte de inspiração do meu trabalho.

Hobby nas horas vagas:
Malhação e natação.

O que considera inadmissível em um look: 
Homens quem usam uma pochete amarrada na cintura.  Acho brega!

O que considera essencial para vestir-se bem:
Na falta de condições financeira para investir em um guarda-roupa, escolha peças básicas e as cores como preto, cinza e branco.

Considerações gerais:
O mercado de moda tem uma parcela significativa do PIB nacional e internacional, e quem deseja trabalhar nesta área, precisa estar cada dia mais capacitados e em sintonia com os movimentos do contexto mundial.