arquivos-diversos2

Life Behavior: LB entrevista: Heloisa Santos, Professora e Pesquisadora nos cursos de Design de Produto e Tecnologia em Design de Moda, além de empresária

14.10.11

LB entrevista: Heloisa Santos, Professora e Pesquisadora nos cursos de Design de Produto e Tecnologia em Design de Moda, além de empresária


Nome, idade e onde vive:
Me chamo Heloisa Santos, tenho 46 anos, e vivo em Belo Horizonte - Minas Geras (Brasil).

Um pouco sobre você:
Formada em desenho industrial, artes plásticas e mestrado em engenharia de produção, com trabalho realizado na linha de pesquisa Metodologia do Projeto e Gestão do Design para o setor calçadista. Atualmente exerce o cargo de Professora e Pesquisadora no Centro de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no curso de Design de Produto  e professora da Faculdade Estácio no curso de Tecnologia em Design de Moda. Empresária na área de desenvolvimento de produtos (calçados, bolsas, acessórios e vestuário) com projetos realizados para várias empresas do setor da moda. As áreas de atuação e de interesse são respectivamente: moda, design, indústria calçadista, vestuário, projeto do produto e sustentabilidade.

O que faz atualmente e projetos para o futuro:
Designer de calçados e vestuário. Desenvolvimento de coleções de calçados, bolsas e vestuário, posicionamento de marcas no mercado e principalmente trabalhando com empresários a necessidade de se desenvolver o conceito de design próprio e identidade da marca.

Motivo por estar envolvida com moda:
Primeiramente pela própria formação em design e em segundo lugar vejo a roupa como um produto de desejo que exerce uma ligação intima com o ser humano. Nesse desejo de se sentirem atraentes, homens e mulheres se utilizam da  moda como meio de integração, sedução, beleza e vaidade. Portanto, este envolvimento meu com a moda  tem uma função social, estética e cultural.

Nome do seu blog e que tema aborda especificamente:
Possuo um site, além do blog. O blog foi criado para atender as necessidades das indústrias calçadistas e de vestuário com matérias voltadas para estas empresas com informações sobre matérias primas, tendências e macrotendências de moda.

Grife e estilista que admira: 
Pedro Lourenço (vestuário)  e Alexandre Birman (calçados). A admiração deve-se ao espírito empreendedor, inovador e criativo de ambos. Dois talentos que começaram a fazer sucesso muito jovens e que transmitem muita garra e paixão pelo que fazem.

Peça de vestuário favorito:
Uma  blusa tommy hilfiger azul que eu amo de paixão, mas já esta super desgastada.

Blog que indica para visitação e motivo:
Para as industrias de vestuário, calçados, bolsas e acessórios indico o meu blog, para que as empresas fiquem por dentro das novidades em materias primas para calçados, bolsas, acessórios e vestuário.

Para as pessoas que querem ficar antenadas com o mundo da moda e saber mais o que acontece ao redor do mundo indico o 'Life Behavior', pois todos os dias bebo um pouquinho nesta fonte. (risos)

Hobby nas horas vagas:
Jogar tênis, nadar, correr, ouvir música, internet e leituras.

O que considera inadmissível em um look:
Falta de bom senso!...  Carregar demais nos acessórios ou mesmo no look.

O que considera essencial para vestir-se bem:
Criatividade!... Sem exageros e elegância acima de tudo. O menos é sempre mais!