arquivos-diversos2

Life Behavior ║ por Roberto Sena: LB entrevista: Ione Omena, do blog 'Moda Europa'

23.8.12

LB entrevista: Ione Omena, do blog 'Moda Europa'



Nome, idade e onde vive:
Me chamo Ione Omena, tenho 25 anos, vivo em Porto (Portugal).

Um pouco sobre você e motivo por estar envolvida com moda:
Sou Ione Omena, nasci em Maceió-AL. Adoro viajar e desde cedo comecei a conhecer o mundo, minha primeira experiência de residência em outro lugar foi em 2003, em um intercâmbio na Califórnia-EUA com o objetivo de aprender a língua daquele país. Desde então, posso dizer que nunca “parei”. Morei em Curitiba-PR, onde transferi a faculdade de arquitetura e logo depois surgiu a oportunidade de fazer intercâmbio na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – Portugal em 2008 onde não consegui ficar apenas um ano, fiz transferência e estou no Porto desde então.


Sou artista floral, sempre fui fascinada por decoração e cenografia, admiro a arte floral e a sensibilidade necessária para fazer arranjos e composições. A moda foi mais uma arte que entrou na minha vida e foi cedo, com influência da estilista Vera Arruda, minha tia, ela assumiu o artesanato brasileiro como riqueza estética e cultural, seu talento foi reconhecido por grandes marcas no Brasil. Era ainda criança e ela ensinava a misturar cores, fazer combinações de peças. Sem dúvida é uma influência forte na minha vida.


Nome do seu blog e que tema aborda especificamente:
Meu blog se chama 'Moda Europa'. Resolvi fazer o modaeuropa por gostar de moda e tudo que envolve esse tema: cores, texturas, composições, tendências, diferentes estilos, improvisação e arte. Adoro escolher peças, gosto de desafio, provar coisas novas, gosto de garimpar peças, conheçer novas lojas, marcas e modelos e é nesse espaço que posso compartilhar um pouco dessa minha paixão.


Marca ou estilista favorito: Claro que tenho uma paixão pela moda internacional, mas tenho uma paixão por peças bem handmade: Elie Saab é um dos estilistas que adoro, suas peças valorizam muito a silhueta feminina, tem apliques bordados à mão incríveis e muita renda. Mas valorizo muito a moda brasileira, a minha eterna inspiração é sem dúvida o trabalho da minha tia Vera Arruda. Outra estilista que valoriza a tradição do artesato do nordeste do Brasil é Martha Medeiros, o trabalho dela é fantástico.


Peça de vestuário favorito:
Um vestido que valorize o corpo é sempre a peça perfeita. 

Blog que indica para visitação e motivo:
Adoro blogs de streetstyle e um dos que visito sempre é o 'Jak and Jil', acho que tem ótimas referências, para ver o que está na tendência, combinações de peças, uma idéia para um look...

Hobby nas horas vagas:
Adoro andar na praia, quando estou no computador com algum tempo livre vejo muitos blogs, de temas variados, não só de moda.

O que faz atualmente e projetos para o futuro:
Estou terminando minha tese de mestrado em arquitetura, e administrando a loja online  e o blog, como é um projeto muito novo, meu objetivo é poder dinamizar e crescer esse negócio e poder vender para outros países.

O que considera inadmissível em um look:
Não adianta ter a roupa mais bonita do mundo e não estar com uma maquiagem, um cabelo bonito ou unhas feitas, ser vaidosa é o primeiro passo. Outro erro: se vestir para os outros, muitas vezes é notável que a pessoa nem se sente bem com a roupa ou nem combina com o estilo dela, parece que está vestida com a roupa de outra pessoa. Não tem peças proibidas, acredito que basta usar com harmonia e estilo, eu, por exemplo, odeio sapato branco, mas já vi vários looks incríveis com sapato branco, isso não quer dizer que seja inadmissível.

O que considera essencial para vestir-se bem:
Considerar sempre o local e situação para estar vestida de acordo, e estar sempre com a aparência bem cuidada.