arquivos-diversos2

Life Behavior ║ por Roberto Sena: LB entrevista: Iara Iguti, Beauty Artist

29.12.13

LB entrevista: Iara Iguti, Beauty Artist

Iara Iguti

Nome, idade e onde vive:
Me chamo Iara Iguti, tenho 34 anos, nasci em Florianópolis/SC e vivo em São Paulo/SP (Brasil).

Um pouco sobre você:
Me formei em Artes Plásticas com Bacharelado em Escultura e Cerâmica e tenho especialização em Cinema e Vídeo Independente. Trabalhei muitos anos com arte, principalmente com cerâmica, lecionei em faculdade de arte e dentro do audiovisual, tenho experiência com vídeo-arte e direção de arte. Em 2008 fiz o curso de maquiagem profissional, mas comecei a me dedicar de fato a maquiagem em 2010. Desde então tenho feito diversos cursos de aperfeiçoamento de cabelo e maquiagem e atualmente me dedico totalmente ao trabalho de beauty artist, assinando a beleza de editoriais de moda, catálogos, revistas e campanhas.

Motivo por estar envolvida com moda:
Nunca planejei trabalhar com moda, assim como nunca planejei ser maquiadora. Entrei no mundo da maquiagem por acaso e acredito que tenha me envolvido com moda por ser um ambiente em que posso usar meu conhecimento e sensibilidade estética e lidar com pessoas criativas e interessantes. E apesar de não ter planejado nada disso, me sinto confortável e extremamente satisfeita por estar nesse meio. 

Marca ou estilista favorito:
Gosto da elegância rock chic do John Richmond, da pegada gótica de Ann Demeulemeester... Gosto de peças sóbrias, mesmo que desestruturadas. 

Peça de vestuário favorito:
Não sei citar uma peça em especial, mas provavelmente essa peça é preta.

Blog que indica para visitação e motivo:

Não sou seguidora assídua de um blog específico. Acho fundamental acompanhar os desfiles e o trabalho das figuras envolvidas, assim como sair e ver as pessoas nas ruas, ir em exposições de arte, ver filmes, ler livros e adquirir um olhar mais apurado através dessas experiências diretas. Acredito que um Caravaggio, por exemplo, possa ser uma referência tão boa ou melhor numa foto de moda do que o que dita o grande portal do momento.

Hobby nas horas vagas:
Minhas horas vagas tem se resumido a descanso. 

O que faz atualmente e projetos para o futuro:
Faço maquiagem e penteado principalmente para fotografia, mas também eventos, desfile e social. Para o futuro pretendo me aperfeiçoar cada vez mais na minha área e o que vier a partir disso é consequência.

O que considera inadmissível em um look:
Complicado pensar em algo como inadmissível. O excesso muitas vezes me incomoda, mas pode cair muito bem em certos contextos. Acho que uma pessoa "forçar a barra" não é legal, seja vestindo algo simplesmente por estar na moda, seja usando uma peça num tamanho inadequado ou usar o que as amigas estão usando só para acompanhá-las. É bacana olhar uma pessoa e ver que seu look se encaixou perfeitamente, não só ao seu número mas principalmente ao seu estilo.

O que considera essencial para vestir-se bem:
Bom senso, sempre. Não são as tendências, a palavra de um especialista ou o quanto você tem no banco que irá definir se você se veste bem ou não. Acredito que aliar o bom senso ao seu estilo, modo de vida, biotipo e à imagem que você quer passar é primordial, mesmo que esse bom senso extrapole o que seria bom senso para muitos. Temos acima de tudo que ser sinceros com nós mesmos, antes de querer criar uma imagem que não seja adequada à nossa essência.

Considerações gerais:
Quero agradecer a todos que dispuseram de seu tempo para ler essa entrevista e deixar meu site pra quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho: www.iaraiguti.com

Iara Iguti